ERGO 30

ERGO 30

Comunidade Esperança

Comunidade Esperança

quinta-feira, 26 de abril de 2018

TRABALHO DA COLETA DE LIXO E AGENTES DE ENDEMIAS REDUZEM CASOS DE DENGUE EM LAJEDO


A Prefeitura de Lajedo está colhendo excelentes resultados em 2018 com relação ao surto de Dengue e Chikungunya. Os dados da Coordenação de Vigilância Epidemiológica informam que houve redução de mais de 85% dos casos com relação ao mesmo período de 2017, de chuvas e proliferação de mosquito.
O trabalho da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente que acelerou e ampliou a coleta de lixo apontando um crescimento de 810 toneladas por mês comparado ao que era coletado antes é um forte influenciador dessa redução da Dengue na cidade. Associado ao trabalho incansável dos agentes de endemias que visitam residências e terrenos diariamente fazendo o tratamento focal, Lajedo está com os casos de Dengue e Chikungunya controlados.

De acordo com a planilha de casos notificados de acompanhamento semanal de arboviroses (Dengue, Chikungunya e outras), de janeiro a maio de 2017, Lajedo teve 282 casos. Em 2018 no mesmo período são apenas 42 casos notificados. Esses números representam uma diminuição de pessoas doentes por causa do mosquito Aedes Aegypti de 85,2%.

Esse resultado significa que os mutirões semanais da Vigilância Epidemiológica aplicando o larvicida nos reservatórios de água em conjunto com o melhor funcionamento da coleta de resíduos sólidos depois do Programa “Lajedo Cidade Limpa” e gestão ambiental do Aterro Sanitário, têm gerado resultados significativos que beneficiam a saúde dos lajedendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário