ERGO 30

ERGO 30

Comunidade Esperança

Comunidade Esperança

segunda-feira, 5 de março de 2018

LAJEDO É RECONHECIDA EM PE ENTRE AS 20 CIDADES QUE PRESERVAM A TRADIÇÃO DO MAMULENGO

Na trilha de projeto da FUNDARPE que valoriza a cultura do Mamulengo

O Mamulengo é considerado patrimônio nacional desde 2015 reconhecido pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Na cidade, no Povoado Imaculada essa cultura vive através do mestre Antônio do Pife que herdou do seu pai e está dentro do mapeamento feito pelo Projeto Salvaguarda de Mamulengo Pernambucano Patrimônio do Brasil.

O projeto foi incentivado pela Secretaria de Cultura do Estado e selecionado no edital através do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - FUNCULTURA. O objetivo do projeto é salvaguardar a tradição do Mamulengo. No território pernambucano existem 20 mamulengueiros, e Lajedo está incluída.

Para passar o conhecimento da existência do mestre Tonho do Pife às pessoas, das brincadeiras do boneco, hoje (02) a equipe trouxe o educativo móvel que é uma ferramenta que faz a salvaguarda, onde o público pode assistir ao registro de todo o acervo do mestre mamulengueiro. A brincadeira foi feita com os alunos que estavam chegando à Escola Municipal Dom João da Matha em Imaculada. À tarde também será feita uma breve brincadeira convidando todos da comunidade a participarem do espetáculo amanhã às 16h em frente ao bar do peixe.

A produtora cultural Danielle de Siqueira e o mamulengueiro e diretor geral, Wagner Porto agradeceram à Prefeitura pela presteza, em especial à Secretaria Municipal de Cultura e à Escola D. João da Matha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário