ERGO 30

ERGO 30

29º Festival da Lavoura

29º Festival da Lavoura

terça-feira, 5 de setembro de 2017

SERES RESTRINGE ACESSO DE GRUPOS RELIGIOSOS EM PRESÍDIOS DE PE

Conhecidos por levar a palavra de Deus a quem mais precisa, os grupos de evangelização católicos e evangélicos terão restrições no acesso aos presídios de Pernambuco. Portaria da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) definiu regras e passou a limitar o número de religiosos em visitas nas unidades.

A medida foi determinada como mais uma ação de segurança para tentar evitar a entrada de produtos ilícitos nas unidades prisionais. Segundo agentes penitenciários ouvidos em reserva pelo Ronda JC, pessoas infiltradas em grupos religiosos podem ser responsáveis pela entrada de celulares e até drogas, por exemplo, por isso a necessidade de um maior controle.

Os membros das instituições religiosas passarão inicialmente por um cadastro, informando dados pessoais e até comprovante de residência. Será permitido cadastramento e o acesso de até dez pessoas por grupo evangelizador em cada presídio do Estado. Caberá ao gestor da unidade definir os critérios de entrada, bem como os dias e horários permitidos.

Antes, em algumas unidades, grupos entravam qualquer dia da semana – por não haver uma regra padronizada. Outro detalhe, revelado por agentes, é que mulheres de detentos entravam nos presídios com o argumento de que iriam evangelizar, mas, na verdade, usavam o tempo para realizar visitas íntimas.

A portaria prevê ainda que haverá, preferencialmente, apenas um espaço religioso em cada presídio, e o mesmo deve ser ecumênico. Os eventos devem ser agendados com antecedência mínima de três dias.

JCONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário