ERGO 30

ERGO 30

quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

PARA 58%, DESEMPENHO DO CONGRESSO É RUIM, DIZ DATAFOLHA; REJEIÇÃO É RECORDE.

Atingiu recorde o número de brasileiros que avaliam como ruim ou péssimo o desempenho do Congresso Nacional, mostra pesquisa Datafolha realizada entre 7 e 8 de dezembro.

De acordo com o instituto, 58% da população considera ruim ou péssima a atuação dos deputados e senadores eleitos em 2014. É a maior rejeição da série histórica, superando numericamente o patamar de setembro de 1993, de 56%.

A taxa de desaprovação é maior entre quem tem ensino superior e entre aqueles que possuem renda entre cinco e dez salários mínimos: 74% e 73%, respectivamente.

A pesquisa Datafolha também mostrou que se manteve estável o número de pessoas que consideram a democracia o melhor sistema de governo – 62% dos entrevistados, mesma taxa de julho de 2016.

Além disso, o instituto mostra que 24% dos brasileiros se posicionam no espectro político como centro, 20% como sendo de direita e 15% como sendo de esquerda. Centro-esquerda e centro-direita foram escolhidos por 11% cada e 19% afirmaram não saber.

O índice dos declarados de direita é maior entre aqueles com até dez salários mínimos: 20%, contra 15% da parcela mais rica. Na esquerda, as maiores taxas então nas pontas: 16% para aqueles com até dois salários mínimos e para aqueles com mais de dez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário