ERGO 30

ERGO 30

sábado, 15 de outubro de 2016

HORÁRIO DE VERÃO COMEÇA À MEIA-NOITE E NORDESTE ESTÁ FORA

Odiado por uns, amado por outros, o horário de verão começa a vigorar a partir da 0h de hoje para o domingo, quando os relógios foram adiantados em uma hora. A medida é adotada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País até 19 de fevereiro de 2017.

O objetivo da hora alternativa é estimular o uso da luminosidade natural e, consequentemente, a economia de energia elétrica durante os horários de pico, das 18h às 21h. Neste ano, a expectativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) é que haja uma economia de R$ 147,5 milhões. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, o racionamento deverá ser de 3,7%, enquanto o Sul deve poupar 4,8%.

A estimativa atual é menor do que o total do ano passado, quando foram racionados R$ 162 milhões. Segundo o ONS, a economia em 2015 foi maior porque não foi necessário maior uso da energia das usinas termelétricas.

NORDESTE: Apesar de não adotar o horário, os Estados do Nordeste, como Pernambuco, são afetados indiretamente. Os horários de abertura e fechamento dos bancos fora das Regiões Metropolitanas, por exemplo, costumam sofrer alterações, assim como a programação de TV, adiantada em uma hora.

Quem for viajar no período também precisa ficar atento. Valem os horários de partida e chegada que estiverem impressos no bilhete.

BOLSA: O início do horário de verão afetará ainda o funcionamento da BM&FBovespa a partir desta segunda-feira.

O horário de verão foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932. Sua duração foi de quase meio ano, vigorando de 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932.  

PE Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário